sábado, 31 de outubro de 2009

Música e Dança
























As canções e danças folclóricas, características das diferentes regiões do país, são acompanhadas de diversos tipos de conjuntos musicais onde o principal instrumento é a guitarra.

A banda de mariachis é originária de Jalisco. Normalmente interpretam músicas rancheiras cujos temas podem variar, mas sempre abordam temas românticos. O corrido, uma balada folclórica narrada em rimas de quatro versos, derivada da romanza espanhola, é provavelmente a maior contribuição mexicana à música folclórica da América.

Outras danças que se destacam é o danzón, o cha-cha-cha, a sadunga, a jarana e o jarabe tapatío. São interpretes e compositores famosos da música mexicana, entre outros: Agustín Lara, Jorge Negrete, Pedro Infante, Chavela Vargas, Lucha Reyes, Miguel Aceves Mejía, José Alfredo Jimenez, Armando Manzanero y Los Panchos.

Algumas das danças e instrumentos pré-hispanicos sobrevivem. As danças mais conhecidas são as dos concheros e dos voladores. Quanto aos instrumentos destaque para o huéhuetl e o teponaztli, ambos de percussão, além de numerosas flautas de cerâmica e cana.

5 comentários:

  1. Legal! Amei, na quarta-feira agora(06/06), meu grupo vai apresentar a cultura mexicana, adorei ter encontrado esse blog.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Poxa eu quero saber uma musica foclorica do Mexico nao acho em canto nenhum e muito importante se puder me ajudar manda para ca https://www.facebook.com/thaise.l.reis?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir
  3. Thaise!

    La culebra (música tradicional mexicana).- Raziel Mérida

    ResponderExcluir